Classificação dos óleos lubrificantes, tudo que você precisa saber sobre classificações de lubrificantes
Você sabia que existe uma classificação dos óleos lubrificantes? Isso mesmo, é feita uma classificação dos óleos por que eles servem para especificações diferentes. As principais classificações dos óleos lubrificantes são: SAE e API.
Essa classificação é feita para que você possa escolher o óleo ideal, muitas vezes as pessoas se confundem com tantas siglas e letras que aparecem nos óleos lubrificantes, dificultando a escolha certa.
Por isso, hoje vamos ajudar você a fazer a escolha certa conhecendo melhor a classificação de lubrificantes.
O que significa a classificação dos óleos lubrificantes?
A classificação dos óleos lubrificantes industriais assim como a tabela de classificação de óleo lubrificante, é feita através da sua viscosidade e é de grande importância para o veículo. A classificação pode ser SAE ou API e vai funcionar de acordo com o que o veículo necessita.
Como se classificam os óleos lubrificantes?
Muitas vezes as dúvidas surgem e é preciso saber como são classificados os lubrificantes, eles foram classificados por órgãos internacionais e através das montadoras de veículos que os classificaram peça sua viscosidade e como são aplicados. As classificações que a indústria automotiva mais usa são:
SAE (Society Automotive of Engineers) que é a sigla para a viscosidade dos óleos;
API (American Petroleum Institute) que é a sigla para aplicabilidade.
Como se determina a lubrificação SAE de um óleo lubrificante?
A Lubrificação SAE de um óleo lubrificante se determina pela classificação de dois grupos, que são: óleo monoviscoso (óleo 30 ou óleo 30 w) e o óleo multiviscoso (óleo 10w30).
Os óleos monoviscosos não são tão utilizados nos veículos atuais, por conta da capacidade dos óleos multiviscosos de combinação entre um e outro tipo de óleo. Quando varia a temperatura, o óleo apresenta menor variação em sua viscosidade.
Quanto maior for o número mais viscoso ele fica, e se divide em três categorias, são elas:
Óleo de verão – SAE 20, 30, 40, 50, 60;
Óleo de inverno – SAE 0W, 5W, 10W, 15W, 20W, 25W;
Óleo multiviscoso – serve para inverno e para verão SAE 20W-40, 20W-50, 15W-50.
Aqui no Brasil o óleo mais utilizado é o multiviscoso, pois serve para todas as estações do ano, comportando-se com perfeição.
Qual a importância da classificação dos óleos lubrificantes?
A classificação dos óleos lubrificantes é de grande importância, pois cada viscosidade corresponde a um tipo de temperatura para que o carro funcione melhor.
Para saber qual a viscosidade ideal para um veículo, por exemplo, é indicado observar a marca do fabricante e ver qual óleo é o mais indicado para tal marca.
Todos os carros fazem teste de desempenho antes de serem colocados no mercado para venda. É a partir desses testes que vai ser determinado qual o melhor produto para que o automóvel tenha menos desgaste e maior desempenho.
Nesses testes são detectados qual o melhor aditivo e a viscosidade mais indicada para cada carro. Portanto, é muito importante observar e respeitar as indicações do fabricante.
Para identificar qual é o melhor óleo lubrificante para o carro através do Manual do Proprietário.
Classificação API
A classificação API foi desenvolvida nos Estados Unidos pelo Instituto Americano do Petróleo,que tem como base o desempenho dos óleos lubrificantes.
O desempenho é classificado por duas letras, sendo que a primeira indica o tipo de combustível que deve ser usado no veículo e a segunda indica o nível de desempenho do automóvel.
O óleo API “S” (Service) é indicado para motores que utilizam combustão interna através de velas.
O óleo API “C” (Comercial) é indicado para motores a diesel.
Onde encontrar óleos lubrificantes de alta qualidade para sua indústria?
A DML Lubrificantes é a empresa ideal para você comprar óleos lubrificantes de alta qualidade para sua indústria, uma vez que ela trabalha só com produtos de primeira linha e é referência em lubrificantes de todos os tipos de óleos lubrificantes industriais, inclusive só trabalha com produtos originais.
Para cotação ou dúvidas: (11) 4133-4000
comercial@lumobras.com.br
Veja também nossos principais produtos:
- Graxa de lítio;
- Graxa azul;
- Graxa Verde;
- Graxa Vermelha;
- Graxa Sintética;
- Graxa para engrenagens;
- Graxa Branca;
- Graxa de Silicone;
- Graxa Grafitada;
- Graxa Bisulfeto de Bolibdênio;
- Graxa Cobreada;
- Graxa em Spray;
- Graxa Alimentícia;
- Graxa náutica;
- Graxa de Alta Rotação;
- Graxa para Rolamentos;
- Graxa para Alta Temperatura;
- Lubrificantes para Alta Carga;
- Lubrificantes para Engrenagens;
- Lubrificante de corrente;
- Lubrificação Industrial;
- Lubrificante Mineral;
- Desengraxante Biodegradável;
- Graxa Líquida;
- Graxa Poliuréia;
- Graxa para Máquinas Agrícolas;
- Graxa que não Agride Borracha;
- aditivos;
- Desengraxantes Industriais.
Vale lembrar que todo veículo deve ter uma lubrificação eficiente, pois caso use um lubrificante inadequado vai acarretar em um grande problema.
Para entrar em contato com a DML Lubrificantes é só ligar para o telefone: (11) 4133-4000.
A classificação dos óleos lubrificantes industriais é feita através da sua viscosidade e é de grande importância para o veículo. A classificação pode ser SAE ou API e vai funcionar de acordo com o que o veículo necessita.
Muitas vezes as dúvidas surgem e é preciso saber como são classificados os lubrificantes, eles foram classificados por órgãos internacionais e através das montadoras de veículos que os classificaram peça sua viscosidade e como são aplicados. As classificações que a indústria automotiva mais usa são:
SAE (Society Automotive of Engineers) que é a sigla para a viscosidade dos óleos;
API (American Petroleum Institute) que é a sigla para aplicabilidade.