CuriosidadesGraxas EspeciaisTodas as Categorias

Graxa de silicone, confira suas vantagens e principais aplicações?

A graxa de silicone é um dos diversos tipos de lubrificantes presentes no mercado. Ela está disponível em uma grande variedade de aplicações e tem como função lubrificar e auxiliar no funcionamento de determinados sistemas. Ela é a opção mais indicada quando é necessário promover um movimento suave entre as peças sem sujar os equipamentos. 

Quer entender melhor essa opção de lubrificante? Neste conteúdo vamos reunir as principais informações sobre a graxa de silicone. Aqui você vai descobrir suas principais aplicações, suas vantagens e onde comprar com segurança. Então continue a leitura e confira.  

O que é graxa de silicone?

A graxa a base silicone é uma lubrificante que tem como base o óleo de silicone que é espessado com sabão de lítio. Estes tipos de graxas são impermeáveis, tem uma grande fluidez, além de apresentar um bom desempenho em uma vasta gama de temperaturas. 

Geralmente este tipo de produto é um lubrificante à prova de água. Para completar, oferece vedação e isolamento para aplicações elétricas, militares, marítimas e muitas outras. 

A maioria das graxas disponíveis no mercado tem como base óleos de petróleo e são engrossadas com diferentes tipos de sabão. Contudo, para que tenham propriedades particulares, óleo sintéticos, como o de silicone, podem ser utilizados em seu lugar. Por sua vez, em comparação com o óleo de petróleo, as opções sintéticas mantêm baixa viscosidade em baixas temperaturas e possuem alta estabilidade de oxidação em altas temperaturas. 

Quais as suas principais aplicações?

É comum ter dúvidas sobre esse tipo de produto e se perguntar sobre a graxa de silicone para que serve, quais as aplicações e etc. Como existem diferentes tipos de lubrificantes a base de silicone suas aplicações podem variar. 

Contudo, este produto se mostra ideal para aplicações em sistemas que contêm válvulas plug ou anéis O’ring. Além disso, seu uso é adotado por fabricantes de produtos elétricos, eletrônicos, equipamentos de precisão, entre outros.

A graxa de silicone ainda pode ser utilizada em indústrias de Petróleo e Gás. Isso porque eles precisam de soluções que protejam suas plataformas e a eletrônica a bordo e que sejam capazes de resistir às condições extremas. Dessa forma, fluídos de silicone de alto desempenho, são capazes de melhor a produtividades em lamas de perfuração e separadores de gás e óleo.  

Contudo, além da indústria de Petróleo e Gás, as graxas de silicone são utilizadas em muitas outras aplicações, tais como:

  • Vedação de peças expostas (juntas e flanges), proteção de anti-vibração, colagem, etc.; 
  • Vedação de componentes elétricos e eletrônicos, isolamento e envasamento;
  • Lubrificação de dispositivos industriais e mecânicos, de válvulas e engrenagens.

Vantagens do uso da graxa de silicone

Como citamos anteriormente, as graxas de silicone possuem vários tipos distintos, o que acaba por fazer desta categoria uma opção com muitas vantagens. Entre esses benefícios nós podemos citar a ampla faixa de temperatura de uso, já que dependendo do tipo, esta faixa pode variar entre – 75ºC e 290ºC.    

Além disso, este produto ainda oferece:

  • Resistência a produtos químicos;
  • Excelente estabilidade de oxidação;
  • Resistência à radiação;
  • Resistente a lavagem com água;
  • Não contém petroquímicos inflamáveis;  
  • Desempenho consistente em condições extremas;
  • Resistência contínua a longo prazo; 
  • Isolamento elétrico. 

Por que este tipo de lubrificante é tão importante?

Bem sabemos da importância da lubrificação industrial e ao utilizar a graxa correta para o tipo de aplicação que você precisa para os sistemas da sua indústria é fundamental para garantir que eles operem com o alto desempenho. Pois, uma lubrificação feita de forma correta, vai trazer diversos benefícios, além de proteger as peças contra desgaste e corrosão. Para mais, o produto ideal irá aumentar a vida útil e evitar problemas de funcionamento.  

Como citamos ao longo do texto, a graxa de silicone é feita a partir de um óleo sintético e possui diversos tipos distintos. Com isso, ela consegue atender a uma grande gama de aplicações e ao ser utilizada de forma correta ela irá trazer diversos benefícios para a sua operação. 

Tipos de graxa de silicone

Existem diversos tipos diferentes de graxas de silicone disponíveis no mercado. Por esse motivo, é preciso contar com um lubrificante adequado para sua aplicação, pois cada um é mais indicado para determinadas condições de trabalho. 

A seguir vamos apresentar algumas opções de graxa de silicone da Molykote, marca de alto padrão de qualidade. 

  • Silicone Silikote Spray: indicado para uso automotivo, este é um lubrificante de silicone que protege contra a corrosão, evita a aderência de borracha em peças metálicas, impede ruídos e chiados. Além disso, é incolor, não suja as superfícies, não agride materiais plásticos, é atóxico e tem boa resistência à oxidação.
  • Silicone Lumomoly PT/4: graxa industrial lubrificante sem ponto de gota. Indicada para utilização na lubrificação, vedação, dissipação de calor e isolamento elétrico em locais de extremas temperaturas, corrosão química e vapor de baixa pressão. Para completar, não gera corrosão em metais, não ataca borrachas sintéticas, assim como materiais plásticos. É geralmente utilizada em contatos elétricos, com objetivo de proporcionar lubrificação e proteção. 
  • Silicone Lumomoly PT: utilizada em lubrificações e vedações em locais que operam em condições de temperaturas extremas, contato com água quente e vapor de baixa pressão. É estável e inerte em toda faixa de temperatura, também não cria corrosão em metais e não ataca borrachas, plásticos e materiais sintéticos. Pode ser utilizada em indústrias farmacêuticas e alimentícias. 
  • Silicone Lumomoly TF 92: trata-se de um graxa à base de fluído de silicone com teflon e também espessante sintético. Dessa forma, o produto conta com propriedades como a resistência à água, vapor, oxidação e ácidos diluídos. Também é insolúvel em líquidos orgânicos (a não ser solventes ativos), suporta cargas elevadas e não provoca ataque à vedação de borracha. É ideal para aplicação em válvulas, eixos, mancais e rolamentos de baixa rotação em ambientes corrosivos e de alta temperaturas.  

Onde comprar graxa de silicone de alta qualidade com o melhor preço do mercado?

Agora você deve estar se perguntando: graxa de silicone, onde comprar? Na hora de comprar o lubrificante ideal para o seu sistema, seja ele a graxa a base de silicone ou outras opções, é preciso ter a segurança de contar com um fornecedor de confiança. Afinal, assim você saberá que está adquirindo um produto de alto padrão de qualidade, com um bom custo benefício.

A Lumobras atua no mercado de lubrificantes industriais há 55 anos, oferecendo soluções para diversos segmentos.  A empresa tem como foco oferecer os melhores produtos aos seus clientes e garantir que tenham acesso ao lubrificante original que seus sistemas precisam. 

Para isso, a Lumobras conta com um catálogo completo de graxas industriais. Dessa forma, entre os produtos da empresa você encontra:

Também contamos com uma equipe pronta para sanar quaisquer dúvidas sobre os produtos. Assim você terá a certeza de estar comprando o produto que você precisa. Fale agora mesmo com um profissional e realize sua compra com segurança.

Para cotação ou dúvidas: (11) 4133-4000

Qual é a sua reação?

Animado
0
Feliz
0
Apaixonado
0
Mais ou menos
0
Empolgado
0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

você pode gostar