Graxas EspeciaisTodas as Categorias

Graxa vermelha: Por que ela é tão importante para a indústria?

No mercado existe uma grande variedade de graxas, já que cada tipo de maquinário e cada ambiente de operação possui um grupo de necessidades diferentes. Dessa forma, os tipos de lubrificante são desenvolvidos para atender a tais especificidades e também a diversos nichos. Entre as opções nós temos a graxa vermelha.

Este é um tipo de lubrificante amplamente utilizado em uma série de setores, por isso resolvemos criar este artigo sobre a graxa vermelha e a sua importância. Continue a leitura e confira a seguir as principais informações sobre o assunto. 

O que é Graxa Vermelha?

A graxa vermelha é um lubrificante feito à base de sabão de lítio e uma das suas principais vantagens é a resistência a altas temperaturas. Isto é, ela não perde sua capacidade de lubrificação mesmo no calor. Além disso, é resistente à água e possui grande resistência à oxidação, assim como também uma boa estabilidade mecânica.

O uso da graxa vermelha em altas temperaturas é possível, porque o ponto de fusão do sabão de lítio, do qual é composta, é por volta de 180ºC. Como resultado, o produto pode ser utilizado em temperaturas de 140ºC por períodos curtos.

As graxas de sabão lítio recebem aditivos antioxidantes, para extrema pressão, de adesividade e anti-corrosivos. Como consequência, seus benefícios são ainda maiores.

Com isso, a graxa vermelha é essencial para coibir o surgimento de problemas em diferentes sistemas industriais e mecânicos, onde existe contato constante entre as peças. 

Quais suas principais aplicações?

As principais aplicações da graxa vermelha são em sistemas onde a temperatura do maquinário é sempre elevada. Graças a suas características, ela é ideal para esse tipo de ambiente. Sendo assim, este lubrificante industrial é utilizado nas seguintes indústrias:

  • Indústria naval;
  • Mecânica;
  • Automotiva.

Por que a graxa vermelha é importante?

A utilização da graxa, seja ela a vermelha ou as outras opções do mercado, é de suma importância. Isso porque uma lubrificação correta vai evitar ou reduzir atritos e desgastes, além de proteger o maquinário de corrosão. O uso da graxa correta ainda irá garantir que o maquinário opere com máxima produtividade. 

Também evita problemas de funcionamento, reduzindo as chances de que a operação pare para resolvê-los. Consequentemente diminui a necessidade de manutenção, reduzindo custos. A lubrificação adequada também aumenta a vida útil do equipamento, já que reduz os impactos do seu funcionamento. 

Como escolher o lubrificante mais adequado para indústria?

Na hora de comprar o lubrificante ideal para o seu equipamento é preciso levar alguns fatores em consideração. Entre esses aspectos podemos citar:

  • Consistência;
  • Faixa de temperatura;
  • Proteção contra corrosão; 
  • Composição;
  • Aderência, entre outros.  

Essas características são importantes, pois elas que vão definir as melhores aplicações para cada produto. 

Outro fator relevante é a capacidade do lubrificante de aderir à superfície que será aplicado. Afinal, a aderência precisa ser adequada para a finalidade da graxa. A viscosidade é outro aspecto fundamental, por isso é preciso sempre checar o tipo de lubrificante que o equipamento necessita.

Geralmente, algumas dessas informações são passadas pelo fabricante. Entretanto, ainda sim, podem surgir dúvidas a respeito das aplicações, por isso o ideal é contar com ajuda profissional especializada. Em suma, são várias opções, como, por exemplo:

Como aumentar a eficiência da lubrificação?

A escolha de uma graxa lubrificante de qualidade é o primeiro passo para garantir a eficiência da lubrificação. Contudo, algumas atitudes podem ser tomadas para melhorar este aspecto. Uma delas é se atentar às especificações do maquinário em que a graxa será utilizada. 

Outra atitude que pode ajudar a garantir a eficiência do lubrificante, é o time responsável pela manutenção monitorar o produto. Isso porque a graxa de lítio vermelha pode ser contaminada até mesmo durante o armazenamento, já que a própria passagem de tempo pode afetar as características do produto.

Também é importante dar a devida atenção aos sinais apresentados pela máquina industrial. Dessa forma, é preciso que os profissionais sejam capazes de identificar fatores que possam indicar funcionamento irregular do equipamento. Assim a equipe de manutenção pode ser acionada antes que o problema se agrave, gerando um dano crítico. Nesse caso, alguns dos fatores que devem ser observados são:

  • aumento de temperatura;
  • emissão de ruídos incomuns ou mais altos que o normal;
  • vibrações incomuns. 

Onde encontrar lubrificantes de alta qualidade para sua indústria?

Para adquirir produtos de qualidade é preciso contar com um fornecedor de confiança. A Lumobras conta com um catálogo completo de graxas industriais, que atendem os diversos segmentos e especificidades. Além disso, trabalhamos com lubrificantes originais de alta qualidade, sempre oferecendo o melhor para nossos clientes. 

Entrando em contato com a empresa você terá acesso a produtos de alto padrão e também a um atendimento especializado, pronto para sanar todas as suas dúvidas. Por isso, fale agora mesmo com um profissional e realize sua compra com segurança.

Para cotação ou dúvidas: (11) 4133-4000

Qual é a sua reação?

Animado
0
Feliz
0
Apaixonado
0
Mais ou menos
0
Empolgado
0

1 Comente

  1. […] bastante. A primeira ação que alguém que quer comprar alguma coisa para o carro, acessórios, graxa, óleo (ou um automóvel em si), como baterias automotivas, o que se faz é abrir o Google para uma […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

você pode gostar