CuriosidadesGraxas EspeciaisTodas as Categorias

Graxa grafitada de alta temperatura, por que ela é ideal para situações que exigem alta resistência?

Existem diversos tipos de graxas disponíveis no mercado e cada um deles é desenvolvido para atender a diferentes tipos de necessidades. Isto é, cada maquinário e cada condição do ambiente onde o sistema opera precisa de um conjunto de características quando se trata de lubrificantes. Nesse sentido, a graxa grafitada é uma categoria especial de lubrificante, especialmente desenvolvida para determinados tipos de aplicação. 

Se você quer saber mais sobre este produto ou deseja entender se a graxa grafitada é o lubrificante indicado para o seu maquinário, chegou ao lugar certo. Aqui vamos abordar as principais informações sobre a graxa, suas aplicações e vantagens. Continue a leitura e confira a seguir. 

O que é graxa grafitada?

Como o próprio nome já indica, a graxa grafitada é conhecida dessa forma por  possuir em sua composição partículas finas de grafite. Como as demais, ela conta com o óleo base, uma substância espessante (elemento que tem como função “engrossar” a consistência do produto) e aditivos de extrema pressão. 

Com isso, esse lubrificante pode ser utilizado em temperaturas que podem chegar aos impressionantes 340ºC. Entretanto, é importante deixar claro que a graxa grafitada é um lubrificante de emergência, ou seja, deve ser utilizada apenas quando a pressão entre as duas partes é grande e o filme lubrificante do óleo grafitado já foi rompido. Onde não existe essa pressão, outras opções ainda são a melhor solução para promover o afastamento das partes em movimento.

Também é preciso informar que a graxa contendo grafite não deve ser misturada com óleos que atuam em sistemas de lubrificação que possuem filtros. Isso porque ela pode levar a entupimentos. Outra desvantagem é que, quando comparada com outros sólidos, como o bissulfeto de molibdênio, ela não aguenta manter a separação das peças de metal em aplicações com cargas mais elevadas.  

É interessante informar aqui que a utilização de sólidos com a função de lubrificar equipamentos é indicada para aplicações em condições especiais. Entre elas: casos em que as peças estão sujeitas a pressão muito forte, altas temperaturas, ação de cargas intermitentes, etc.  

Quais as aplicações e para o que serve este tipo de lubrificante?

É como surgirem duvidas a respeito desse tipos de produto, como a graxa grafitada para o que serve, aplicações, vantagens e etc. A seguir falaremos mais sobre suas aplicações. 

Como citamos anteriormente , a graxa grafitada deve ser utilizada em casos de emergência. Diante disso, ela terá como objetivo estender a vida útil de mancais e rolamentos consideravelmente. Isso porque os sólidos lubrificantes impedem o contato direto entre os metais e, com isso, acontece a diminuição do desgaste durante a aplicação. 

Dessa forma, a utilização da graxa grafitada é recomendada, sobretudo, na lubrificação de cabos de aço e também de engrenagens abertas. 

Como é elaborada a graxa grafitada para rolamentos?

A graxa grafitada para rolamentos é elaborada a base de cálcio e por possuir grafite, ela gera mais proteção contra atritos. Devido a natureza da funcionalidade dos rolamentos, eles precisam de um tipo de lubrificante capaz de suportar condições bastante extremas de trabalho, de umidade e, muitas vezes, de temperaturas elevadas.

Vantagens do uso deste tipo de lubrificante

A graxa grafitada conta com uma série de características que faz dela uma excelente opção em casos  de emergência. Entre suas principais vantagens temos:

  • Baixa resistência ao cisalhamento;
  • Alto limite de elasticidade;
  • Alto índice de transmissão de calor;
  • Estabilidade maior a temperaturas mais elevadas;
  • Elevado índice de adesividade;
  • Falta de impurezas abrasivas.

Tais atributos não são comuns em todos os compostos sólidos lubrificantes, com exceção dos carbonos cristalinos, como grafite. 

Por que devo aplicar a graxa grafitada de alta temperatura nas operações da minha empresa?

Escolher a graxa correta para o tipo de aplicação da sua indústria é essencial para garantir que os sistemas operem com alto desempenho.

Além disso, apenas o lubrificante indicado para cada tipo de maquinário e ambiente ao qual está exposto pode garantir benefícios como proteção contra desgaste e contra corrosões. Para mais, garantir um bom funcionamento e assim evitar problemas que interrompam a produção.

Como vimos até aqui, a graxa grafitada é uma graxa especial, com indicação para alguns tipos de aplicação e situações específicas. Sendo assim, quando utilizada de maneira correta, seu uso vai trazer diversos benefícios e aumentar a vida útil dos sistemas presentes na sua operação. 

Onde posso encontrar a graxa grafitada e outros lubrificantes com alto padrão de qualidade?

Para comprar graxa grafitada de alto padrão de qualidade é preciso contar com uma empresa que é referência nesse mercado, um fornecedor de total confiança. A Lumobras atua neste mercado há vários anos e tem como prioridade oferecer produtos originais e de extrema eficiência para os seus clientes.

Para isso, conta com um portfólio completo de produtos, com todas as opções que a sua operação pode precisar. Entre os lubrificantes oferecidos pela empresa, encontramos:

Além disso, a Lumobras possui uma equipe altamente capacitada para oferecer o melhor atendimento.

Assim você poderá sanar todas as suas dúvidas antes de realizar sua compra e ter a certeza de que está adquirindo o produto correto para o seu maquinário. Por isso, não perca mais tempo e fale agora mesmo com um profissional.

Para cotação ou dúvidas: (11) 4133-4000

Qual é a sua reação?

Animado
0
Feliz
0
Apaixonado
0
Mais ou menos
0
Empolgado
0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

você pode gostar