Graxas EspeciaisTodas as CategoriasVocê sabia?

O que é graxa bissulfeto de molibdênio e para o que serve?

No mercado existem diversos tipos de lubrificantes industriais. Alguns são mais gerais, utilizados em ambientes onde não existem condições extremas, como altas temperaturas e/ou altas cargas. Contudo, existem as graxas especiais, que contém características que permitem um bom desempenho em sistemas onde as condições são adversas. Um exemplo é a graxa bissulfeto de molibdênio

Nesse sentido, se você não conhece este produto ou quer entender se ele é a escolha ideal para o seu maquinário, este conteúdo é para você. Aqui vamos reunir informações sobre a graxa, suas vantagens e aplicações. Confira a seguir e boa leitura!   

O que é graxa bissulfeto de molibdênio?

A graxa com molibdênio é um tipo de graxa especial de alto desempenho. Ela é constituída a base de sabão de complexo de lítio e dissulfeto de molibdênio micro pulverizado. Por possuir essa composição diferenciada ela traz uma gama de vantagens para o nicho industrial. Como resultado, o produto tem um amplo campo de aplicação. 

Entre essas vantagens está o aumento da produtividade dos sistemas e um ganho na vida útil dos componentes do maquinário. Falaremos mais sobre os benefícios do produto a seguir. 

Quais principais aspectos da graxa bissulfeto de molibdênio?

A graxa de bissulfeto de molibdênio é de fácil aplicação. Ao aplicar no maquinário ela irá proteger contra a ação da umidade e contra possíveis outros produtos químicos. Além disso, ela conta com grande durabilidade e por isso não precisa ser reaplicada em pequenos intervalos. Como consequência, isso aumenta o seu custo-benefício e da manutenção preventiva.

Além disso, por ser fluida e de fácil aplicação, ela é facilmente espalhada e penetra a fundo em encaixes de pinos, parafusos e correntes, por exemplo. Devido a esses aspectos, a graxa bissulfeto de molibdênio é um composto bastante utilizado e traz diversos benefícios em relação a outros produtos similares.

Quais são suas principais aplicações?

Como citamos anteriormente, este produto tem grande campo de atuação. Contudo, podemos citar que dentre os segmentos que mais utilizam este produto estão os setores agrícola e de construção. 

Diante disso, seu uso geralmente é feito em pinos, articulações esféricas, buchas e em equipamentos em que o contato e o deslizamento são contínuos. Também podemos incluir na lista o seu bom desempenho quando se trata da lubrificação de corrente, esteiras e cabos.  

Além disso, a graxa bissulfeto de molibdênio tem como característica a baixa volatilidade, permitindo, como mencionamos, que a lubrificação dure mais tempo. Com isso, ela pode ser utilizada em estufas de tratamento térmico, em alimentação de fornos industriais, correntes de distribuição e etc. 

Vantagens do uso da graxa bissulfeto de molibdênio?

Por ser uma graxa especial, com uma composição diferenciada, a utilização deste produto traz diversas vantagens. Entre eles temos:

  • Bom desempenho: seu uso permite um maior desempenho das máquinas em comparação com outros tipos de lubrificantes. Para mais, ela garante esta melhora sob altas cargas e também alta velocidade, assim como em movimentos alternados e em baixas velocidades. Isso é possível, porque quando está sob carga, a graxa forma um filme lubrificante, graças a um dos componentes de sua formulação. Como resultado, ela garante uma lubrificação de emergência evitando desgastes em excesso.
  • Ajuda a preservar componentes da máquina: o produto evita desgaste das peças do maquinário, até mesmo quando se atinge o limite máximo de intervalo entre uma lubrificação e outra. Isso porque ela reduz o coeficiente de atrito e o contato metal com metal, o que melhora as condições de produção de maneira significativa. 
  • É resistente à oxidação: a graxa de molibdênio tem uma resistência por um período maior à oxidação. Além disso, é bastante resistente à água, seja ela quente ou fria. Sua composição também oferece características inibidoras de corrosão e bom desempenho em equipamentos de lubrificação automática ou em sistemas centralizados.  

Como aumentar a eficiência usando este tipo de graxa industrial?

Como vimos até aqui, a graxa de bissulfeto de molibdênio é um produto diferenciado, com diversas vantagens. Porém, para garantir a sua máxima eficiência, alguns cuidados precisam ser tomados. Em primeiro lugar é essencial seguir as indicações de uso do produto.

Em seguida, é preciso remover por completo quaisquer possíveis resíduos de graxas que foram utilizadas anteriormente. O ideal é utilizar um solvente, já que alguns lubrificantes são resistentes à água. Esse processo é importante para garantir que diferentes componentes não se misturem, afetando a ação da graxa.

Como citamos, sua aplicação é simples, contudo, no caso de rolamentos é essencial preencher todos os espaços entre as esferas. Já no caso de mancais lisos, é necessário bombear até que a graxa antiga saia por completo. 

Indústria química especializada em graxa bissulfeto de molibdênio

Para que a graxa bissulfeto de molibdênio tenha o desempenho que você precisa, também é fundamental contar com um fornecedor de confiança. Assim, você terá a garantia de estar adquirindo um produto de qualidade. 

A Lumobras conta com um catálogo completo de graxas industriais, prontas para atender diversos tipos de maquinários. Entre os produtos da empresa você encontra:

Além disso, é nossa prioridade oferecer sempre o melhor para nossos clientes. Por isso, trabalhamos apenas com lubrificantes originais de alta qualidade. 

Para completar, ao entrar em contato com a empresa você contará com um atendimento especializado, pronto para sanar todas as suas dúvidas. Por isso, fale agora mesmo com um profissional e realize sua compra com segurança.

Para cotação ou dúvidas: (11) 4133-4000

Qual é a sua reação?

Animado
0
Feliz
0
Apaixonado
0
Mais ou menos
0
Empolgado
0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

você pode gostar