Graxas EspeciaisTodas as Categorias

Graxa para Alta Carga: tudo o que você precisa saber

Quando falamos de maquinário industrial, é preciso que os equipamentos operem sem falhas e entreguem o seu melhor desempenho. Para que isso aconteça é necessário que as peças e rolamentos estejam lubrificadas de forma correta. Contudo, existem ambientes mais hostis nesse cenário, que acabam por necessitar de produtos específicos, como no caso da graxa para alta carga.

Quando falamos destes lubrificantes específicos, cada um conta com um conjunto de características que irá atender as necessidades dessas diferentes condições. Com isso em mente, preparamos este artigo com informações sobre a graxa para alta carga, um dos tipos de lubrificantes industriais mais necessários. Continue a leitura e conheça melhor este produto.    

O que é graxa para alta carga?

Como citamos anteriormente, em aplicações onde existem condições severas é necessária a utilização de um produto especial. No caso da graxa para alta carga, esta possui características específicas que suportam essas cargas com eficiência e alto desempenho. 

Isso é de extrema importância, pois a utilização do produto incorreto pode levar a uma necessidade de aplicação constante do produto. Pode ainda, gerar falhas nos equipamentos. Por isso, o ideal é optar por um produto desenvolvido para esse tipo de aplicação, com as melhores características para esse cenário e que apresente um excelente custo-benefício. 

A Graxa Omnikote B3/200, por exemplo, é um lubrificante indicado para engrenagens que trabalham com alta carga. Ele é desenvolvido à base de óleo mineral e tem como espessante sabão de lítio. Além disso, contêm aditivos contra oxidação, desgaste, corrosão e atua na faixa de temperatura de – 15º C a 100º C.

Características deste lubrificante

A composição de um graxa para alta carga confere a ela uma ótima capacidade de lubrificação, estabilidade térmica e, claro, grande capacidade de suportar cargas. Além disso, protege as peças lubrificadas contra desgastes, o que aumenta a vida útil dos equipamentos, não se fazendo necessário adicionar aditivos contra desgaste e para extrema pressão. 

As graxas comuns, quando utilizadas nessas condições de carga, precisam ser aplicadas muitas vezes, pois só assim se alcança uma lubrificação aceitável. Já o uso de uma graxa específica será aplicada em uma quantidade até 10 vezes menor, garantindo uma excelente lubrificação. 

A durabilidade da lubrificação, acontece devido a sua alta estabilidade física e química. Para mais, uma graxa de alta carga de boa qualidade não irá passar pelo processo de exsudação, que se refere ao fenômeno em que o óleo se separa do espessante.

Com isso, o ideal é sempre optar por um produto de qualidade, que irá atender as necessidades que você precisa e trazer os benefícios que você espera. 

Importância da Graxa para alta carga

A graxa para alta carga é de suma importância para garantir o bom funcionamento de diferentes sistemas e aparelhos do mercado industrial. Isso, porque a sua utilização impede interrupções repentinas, garantindo um funcionamento eficaz dos equipamentos. 

Sua utilização é importante para diferentes tipos de indústrias, de diferentes segmentos e portes. Aqui, é preciso ressaltar que, no caso dos segmentos alimentícios e farmacêuticos, é necessário a utilização de um lubrificante específico atóxico.  

Aplicações típicas 

Como citamos, o uso do lubrificante para altas cargas pode ser feito em diferentes tipos de indústria. Neste sentido, as aplicações mais comuns que podemos citar são:

  • Comportas de barragens;
  • Máquinas para fabricação de papel e celulose;
  • Britadores de mandíbulas;
  • Rolamentos de cilindros de trabalho na indústria siderúrgica; 
  • Motores de tração de veículos ferroviários;
  • Máquinas pesadas, peneiras vibratórias;
  • Coroas de orientação;
  • Rodas de Guindaste. 

Benefícios de se usar o lubrificante

O uso da graxa para alta carga também traz diversos benefícios, quando escolhido um produto de qualidade. Entre esses benefícios podemos citar:

  • Alto desempenho e estabilidade mecânica;
  • Proteção extra da película lubrificante;
  • Não ataca elastômeros;
  • Boa resistência a lavagem por água;
  • Ação antidesgaste; 
  • Ampla faixa de temperatura de trabalho;
  • Proteção contra corrosão e oxidação;
  • Maior intervalo entre as relubrificações. 

Como escolher a graxa correta?

Existem requisitos técnicos gerais que todos os lubrificantes industriais devem atender. Entre eles a redução de atrito e desgaste, proteção contra a corrosão, etc. No entanto, as condições operacionais e certos processos de fabricação pedem características específicas. 

Com isso alguns fatores devem ser analisados na hora de escolher um lubrificante ideal. A viscosidade é um dos principais e para selecionar o produto com a melhor viscosidade para cada caso é preciso ter em mente algumas informações sobre a aplicação. São elas:

  • Velocidade operacional (fixa ou variável);
  • Carga e condições ambientais;
  • Tipo específico de fricção (deslizamento ou rolamento);
  • Padrões industriais.

Tais observações são importantes, porque, por exemplo, alguns lubrificantes são bons para atrito de deslizamento, mas não para rolamento. Outros, são específicos para ambientes com condições severas com altas temperaturas. Já outros são mais indicados para alta velocidade.  

Já que existem tantas variáveis, o indicado é contar com o auxílio de um profissional especializado, que vai te orientar na escolha do melhor produto para cada caso.

Como vimos até aqui, a graxa para alta carga conta com diversas características e benefícios. Contudo, a escolha do produto ideal precisa ser feita de forma adequada.  

Se você chegou até aqui e precisa adquirir um lubrificante para alta carga, não deixe de contar com quem mais entende deste mercado. A Lumobras possui em seu portfólio os mais variados tipos de graxas, indicadas para diferentes tipos de necessidades. 

Além disso, entrando em contato com a empresa você será orientado por um profissional altamente especializado que irá tirar todas as suas dúvidas. Também terá acesso a produtos de excelente qualidade e um atendimento personalizado. Por isso, entre em contato agora mesmo, para saber mais. 

Graxa para alta rotação: onde comprar?

Para cotação ou dúvidas: (11) 4133-4000 

Confira também nossos principais produtos:

Graxa sintética;

Graxa branca;

Graxa para engrenagens;

Graxa cobreada;

Graxa para alta temperatura.

Qual é a sua reação?

Animado
0
Feliz
0
Apaixonado
0
Mais ou menos
0
Empolgado
0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

você pode gostar