Graxas EspeciaisTodas as Categorias

Graxa para rolamentos: Quais os tipos? Como escolher? Descubra aqui

A lubrificação adequada de um rolamento é fundamental para garantir o melhor funcionamento do sistema. Por isso, o ideal para atingir este desempenho perfeito é sempre optar por produtos de excelente qualidade. Isso inclui a graxa para rolamentos escolhida.

Isso porque, a lubrificação incorreta de rolamentos é responsável por mais de 36% das falhas precoces de tais peças. Contudo, muitos profissionais da área ainda têm dúvidas na hora de escolher o tipo certo de graxa. 

Pensando nisso, criamos este conteúdo com todas as principais informações, para ajudar você a escolher a melhor graxa para rolamento. Por isso, continue acompanhando este post e boa leitura!

Graxa para rolamentos: O que é e qual sua função?

A graxa para rolamentos é um lubrificante do tipo pastoso. Diante disso, sua composição geralmente se dá através da mistura de óleo, aditivos e agentes espessantes. Por sua vez, tais agentes podem ser à base de alumínio, cálcio, sódio, lítio e bário. 

Tal lubrificante é utilizado onde o uso de óleos não é recomendado. Sendo assim, a graxa para rolamentos é um lubrificante que terá seu uso em algumas situações e sua seleção irá depender de alguns fatores. Continue a leitura e entenda melhor esse processo.

Tipos de graxa para rolamentos

Existem diferentes tipos de graxas, cada uma atende a um grupo de necessidades específicas, em ambientes distintos. Para te ajudar a entender qual o melhor tipo de produto para cada situação, conheça a seguir os principais tipos de graxas para rolamentos.

Graxa para rolamentos de uso geral

Como o próprio nome já diz, trata-se de um lubrificante de uso geral. Logo, ele geralmente é utilizado em aplicações cuja temperatura de operação não é tão extrema. Além disso, também podem ser uma opção em sistemas em que velocidade do eixo é média e as cargas variam de baixas a médias. 

É importante que apresentem características com excelente estabilidade de oxidação, boa estabilidade mecânica, propriedades de resistência à água e inibição de ferrugem.

Para rolamentos de alta temperatura

No caso das graxas de alta temperatura, elas são especialmente desenvolvidas para aplicações em que a temperatura do rolamento fique acima de 100°C. Para mais, o produto ainda suporta velocidades de média a alta e cargas baixas e médias.

É interessante que esse produto tenha:

  • Uma vida útil longa mesmo em altas temperaturas;
  • Ampla faixa de temperaturas;
  • Alta estabilidade térmica e mecânica;
  • Ampla faixa de temperaturas.

Existem também as opções para temperatura alta extrema, variando entre 200 e 260°C. Nestes casos, tais lubrificantes são indicados em sistemas que trabalham em velocidades médias e baixas e sofrem altas cargas.

De alta rotação

Este tipo de lubrificante é utilizado em aplicações que o eixo trabalhe em alta velocidade e os rolamentos fiquem sob cargas mais baixas. Além disso, outra de suas características costuma ser a resistência a baixas temperaturas.

Para rolamento sob cargas elevadas

O principal diferencial da graxa para rolamento sob cargas elevadas é a sua capacidade de suportar altas cargas. Isso acontece graças à estrutura do seu espessante. Elas também podem apresentar um bom desempenho em sistemas que trabalham com altas temperaturas.

Graxa de grau alimentício 

Ideal para a indústria alimentícia, de medicamentos e outros tipos de produtos onde não possa haver contaminação. Elas são especialmente formuladas para garantir a segurança dos consumidores que terão acesso ao produto final.

Além de serem atóxicas, as graxas alimentícias geralmente suportam temperaturas e velocidades médias e cargas que variam de baixas a médias.

Qual o melhor tipo de graxa para rolamentos?

O melhor tipo de graxa para rolamento será aquele que atende de maneira eficaz um sistema, levando em consideração todas as suas especificidades. Como vimos, existem diversos tipos de lubrificantes, mas apesar disso é preciso escolher o tipo adequado conforme a aplicação do rolamento.

Isso porque, essas peças têm uma grande gama de aplicações na indústria. Por isso, o ideal é conhecer melhor as opções e contar com a ajuda de um especialista. 

Quais critérios para escolher a graxa correta?

Na hora de escolher o produto que irá trazer o melhor desempenho para o seus equipamentos industriais, é preciso levar alguns critérios em consideração. Entre eles temos:

  • a temperatura a que será exposto;
  • a carga aplicada sobre o rolamento;
  • velocidade de rotação do eixo.

Também é preciso pensar em outros fatores que possam se fazer necessários, como a resistência à água, à corrosão ou a obrigação de serem atóxicas e biodegradáveis. 

Como podemos ver, graxas de uso geral, por exemplo, não devem ser utilizadas em aplicações especiais. Neste sentido, podemos entender que a escolha de graxa para rolamento correta é tão importante quanto a seleção do rolamento em si. 

Importância de usar graxa no rolamento

Para começar, vamos lembrar a importância dos rolamentos na estrutura de sistemas de máquinas industriais. Tais peças são essenciais, pois tem como objetivo reduzir ou eliminar o atrito entre os componentes do sistema. Com isso, para cada aplicação existe um tipo diferente de rolamento. 

Nesse sentido, não importa o tipo de rolamento, em todos os casos a lubrificação é fundamental, até mesmo nos modelos que já são vedados. Estes, no caso, já são fabricados com o lubrificante interno, que é aplicado antes da vedação. 

Dessa forma, a utilização de graxa para rolamentos é indispensável, pois ela ajuda a prevenir o desgaste prematuro dos equipamentos. Além disso, ajuda a manter um alto grau de desempenho e produtividade das máquinas. 

Onde comprar graxa para rolamentos

Para ter a garantia de que o produto adquirido é de qualidade, é preciso contar com um fornecedor especializado e de confiança. A Lumobras conta em seu catálogo com diferentes tipos de lubrificantes industriais. Tenha acesso a graxas de alta rotação, para alta velocidade, alimentícias e mais. 

Tudo isso com elevado nível de qualidade, prontas para entregar sempre o melhor desempenho e trazer os benefícios que seus equipamentos precisam. Por isso, não deixe de contar com quem mais entende de graxas para rolamentos. Para mais informações sobre nossos produtos, entre em contato agora mesmo

Confira também nossos principais produtos:

Graxa sintética;

Graxa branca;

Graxa para engrenagens;

Graxa para alta carga;

Graxa cobreada;

Graxa para alta temperatura.

Para cotação ou dúvidas: (11) 4133-4000 

Qual é a sua reação?

Animado
0
Feliz
0
Apaixonado
0
Mais ou menos
0
Empolgado
0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

você pode gostar