Graxas EspeciaisTodas as Categorias

Graxa para alta rotação: entenda a importância, os benefícios e saiba porque usar

A graxa para alta rotação é um importante lubrificante para o mercado industrial, já que ela é fundamental para garantir um deslizar perfeito em pontos do maquinário onde a velocidade de rotação é maior.  Isso porque, o atrito gerado entre peças mal lubrificadas pode comprometer o funcionamento das máquinas industriais. Dessa forma, é preciso bastante critério na hora de eleger o produto que será utilizado.   

Por isso, o ideal é sempre optar por aqueles que oferecem alta qualidade quando se trata de graxas para rolamento. Pois, assim você garante o máximo desempenho e ainda aumenta a vida útil do maquinário. No entanto, para fazer a melhor escolha nesses casos é necessário antes entender este produto.

Diante disso, preparamos um conteúdo completo com todas as informações necessárias sobre este insumo essencial para a indústria. Confira a seguir explicações a respeito da importância da graxa para alta rotação e conheça seus benefícios.  

Graxa para alta rotação: o que é?

A graxa para alta rotação é um lubrificante industrial desenvolvido e pensado cuidadosamente para atender as diferentes necessidades de equipamentos industriais que operam em alta velocidade. Neste sentido, seu objetivo é garantir um alto grau de desempenho e produtividade, ao mesmo tempo em que reduz o desgaste das peças. 

Ao optar por um produto de qualidade, ele irá proporcionar aos equipamentos e também aos processos produtivos uma alta proteção contra o desgaste prematuro. Como consequência, irá prevenir também as falhas inesperadas. Para isso, ele deve possuir uma fórmula com ótima capacidade para sustentar cargas e altas velocidades de rotação.

Aplicações em sistemas de alta rotação

Os sistemas de alta rotação tendem a trabalhar com temperaturas mais quentes. Com isso, os lubrificantes comuns podem não desempenhar o devido papel. Ou seja, evitar o desgaste, prevenir defeitos e aumentar a vida útil dos equipamentos. 

Entretanto, ao escolher a graxa correta para aplicações de alta rotação, é possível manter o excesso de calor controlado e garantir todos os benefícios do lubrificante.

Por que usar graxa para alta rotação no rolamento?

Os rolamentos são parte fundamental quando se trata de maquinário industrial. Afinal, foram desenvolvidos para diminuir ao máximo o atrito entre elementos presentes nestes sistemas. Dessa forma, existe um tipo específico de rolamento para cada componente.

No entanto, a lubrificação se faz necessária independentemente do tipo de rolamento. Inclusive, os modelos vedados também necessitam de lubrificantes industriais, porém eles são aplicados antes da vedação. 

No caso  de máquinas industriais que operam em alta velocidade, é essencial a utilização de uma graxa para alta rotação, específica para esse tipo de equipamento. Pois, como vimos anteriormente, ela ajuda a prevenir o desgaste, que pode ser bem elevado nesse maquinário. Além disso, aumenta o desempenho e a produtividade do processo. 

Importância da Graxa para alta rotação

A graxa para rolamentos de alta rotação é essencial para garantir o bom funcionamento de variados sistemas e aparelhos do mercado industrial. A aplicação do produto impede interrupções repentinas, garantindo que as peças tenham um deslizamento e rotação mais eficientes. 

Lembrando que a utilização de graxa para alta rotação é importante para indústrias de todos os portes e segmentos. Sejam elas do mercado de construção civil, usinagem, náutico, têxtil e demais.

Neste ponto, é importante informar que a indústria de alimentos e também a farmacêutica, precisa de um lubrificante específico, a graxa de grau alimentício. 

Quais os benefícios?

Como vimos até aqui, a utilização da graxa para alta rotação traz uma série de benefícios a diferentes tipos de maquinário. O principal deles é a diminuição do desgaste durante o funcionamento das máquinas. Como consequência, a vida útil das peças também é estendida. 

Além disso, ao utilizar o produto, você irá aumentar o desempenho do equipamento, já que ele também faz com que a rotação aconteça de modo mais eficiente. Além disso, a utilização do lubrificante evita falhas, o que também é de suma importância para manter o desempenho e a produtividade do sistema. 

Isso acontece, porque a graxa para alta rotação é ideal para condições extremas de carga, temperatura, rotação e vibração. Por isso, esse tipo de lubrificante deve ter um óleo básico, menos viscoso. Além disso, a determinação do espessante irá depender do ambiente onde este rolamento é utilizado.

Molykote

Como exemplo, podemos elencar as graxas para alta rotação Molykote, que trazem a garantia de um produto com um alto nível quanto à qualidade e eficiência. Elas foram cuidadosamente desenvolvidas e produzidas, para entregar um nível excepcional de eficiência, trazendo os melhores resultados.  

Para completar, o produto atende uma alta gama de necessidades, contemplando uma ampla faixa de temperatura de trabalho. Sua formulação conta também com excelentes propriedades a baixa temperatura, assim como um excepcional comportamento temperatura/consistência. Os produtos possuem ainda uma ótima resistência à altas cargas, além de um baixo coeficiente de atrito. 

Como escolher a graxa para alta rotação correta?

Na hora de escolher a graxa ideal para o maquinário industrial alguns requisitos e características precisam ser levados em consideração. Nesse sentido, dois fatores são essenciais para acertar na escolha da graxa para aplicações de alta velocidade. São eles:

    • Viscosidade correta: a viscosidade da graxa deve variar de acordo com o rolamento. Isto é, em casos de rolamento de alta rotação, a viscosidade deve ser proporcionalmente reduzida. Lembrando que cada lubrificante é desenvolvido para uma aplicação específica. Sendo assim, nem todos terão o mesmo desempenho em níveis distintos de velocidade e temperatura.
  • Espessante adequado e compatível: é importante ressaltar que nem todos os espessantes são compatíveis. Por isso, você precisa saber quais são seus componentes, uma vez que eles podem afetar algumas propriedades da graxa, como consistência, fluidez e ponto de gota. Essas são características muito importantes se tratando de aplicações de alta rotação.   

A Lumobras possui em seu catálogo de produtos Graxas para Alta Rotação com elevado nível de qualidade, prontas para entregar o melhor desempenho e trazer os benefícios que você espera e precisa. Para mais informações sobre nossos produtos, não deixe de entrar em contato agora mesmo.

Confira também nossos principais produtos:

Graxa sintética;

Graxa branca;

Graxa para engrenagens;

Graxa para alta carga;

Graxa cobreada;

Graxa para alta temperatura.

Graxa para alta rotação: onde comprar?

Para cotação ou dúvidas: (11) 4133-4000

Qual é a sua reação?

Animado
0
Feliz
0
Apaixonado
0
Mais ou menos
0
Empolgado
0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

você pode gostar