Graxas EspeciaisTodas as Categorias

Graxa de Lítio

No segmento industrial existe uma vasta quantidade de equipamentos, ferramentas e maquinário que precisam passar por um processo de lubrificação. Assim como cada máquina e cada ambiente tem suas características, é necessário que exista também lubrificantes que atendam a essas diferentes necessidades. Um deles é a graxa de lítio, amplamente utilizada em diversas áreas.

É importante ressaltar que todos esses tipos de equipamento podem se desgastar mais rápido sem o uso do lubrificante adequado. Além disso, também podem apresentar falhas em seu funcionamento. Por isso, é importante entender os diferentes tipos disponíveis no mercado.

Com esse pensamento em mente, resolvemos criar este conteúdo para ajudar você a entender melhor a graxa de lítio. Aqui vamos falar sobre as suas principais características e as informações mais relevantes sobre o assunto. Confira a seguir e boa leitura.  

Graxa de lítio: o que é?

Para começarmos a falar sobre este importante produto, vamos primeiro entender do que exatamente ele se trata. A graxa de lítio nada mais é do que a graxa feita de sabão lítio. Ela é uma graxa mácia que se assemelha a de cálcio e que ganha destaque por possuir elementos de alta qualidade e uma ação mais prolongada. 

Outro ponto importante é que a maior parte da produção deste lubrificante é aditivada com alguns componentes. Entre eles:

  • Antioxidantes;
  • Aditivos de extrema pressão,
  • Aditivos de adesividade;
  • Anticorrosivos;
  • Aprimoradores de índice de viscosidade.

Já outros tipos de graxa de lítio são aditivadas com lubrificantes sólidos como o grafite ou PTFE (Politetrafluoretileno).

Para que serve? Conheça as aplicações

Devido às suas características específicas, a graxa de lítio é utilizada basicamente em automóveis e também na aviação. Seu uso é amplo em veículos, em peças universais, pinos e cubos de roda.

Existem diferentes tipos de graxas de lítio, com diferentes tipos de aditivos, como vimos anteriormente. Assim, alguns deles são aplicados em mancais, rolamentos, correntes, roletes, articulações, assim como em diversos equipamentos automotivos, agrícolas e industriais. 

Contudo, este tipo de lubrificante não pode ser utilizado em indústrias alimentícias. Isso porque ela é composta por um sabão metálico, que contém substâncias que podem ser tóxicas ao serem ingeridas 

Por ser um sabão metálico, existe o risco de contaminação já que o produto contém componentes que podem ser tóxicos quando ingeridos. Neste caso, são indicados graxas a base de sabão de alumínio ou alumínio-complexo. 

Quais as características?

Entre as principais características da graxa de lítio nós temos a sua resistência à água e a facilidade de trabalhar em altas temperaturas (de até 150º). Além disso, ela possui grau elevado de aderência em superfícies metálicas e oferece um bom desempenho tanto em aplicações de cargas elevadas, quanto de carga baixa. Também pode ser utilizada em processos de alta e baixa velocidade. 

Como funciona a graxa de lítio 

A graxa de lítio vem conquistando cada vez mais espaço no mercado devido a suas várias vantagens. Tanto que a graxa de cálcio, com a qual é comparada, está perdendo espaço para este produto. Seus aspectos têm feito dela um item fundamental para diferentes segmentos da indústria, fazendo com que ela ganhe a preferência no mercado.  

Neste ponto, é preciso entender o que faz dela uma opção tão vantajosa. Para começar, a graxa de lítio é uma espécie de massa à base de óleo mineral ou óleo sintético que foram espessados com o uso do sabão de lítio e igualmente ácido orgânico. 

Com isso, também é importante informar que o ponto de fusão do lítio ocorre em uma temperatura de 180ºC. Por esse motivo, a graxa em questão pode ser utilizada em temperaturas de aproximadamente 140ºC.  

Além disso, como vimos anteriormente, ela pode ser aditivada. Isto é, receber aditivos que potencializam ainda mais os seus benefícios. Para mais, em aplicações em temperaturas muito baixas, existem graxas de sabão lítio que contam com óleo de silicone em sua composição. Isso permite que elas suportem temperaturas de até – 75º C

Graxa de lítio ou azul?

A graxa de lítio também costuma ser chamada de graxa azul. Isso acontece porque a cor da graxa facilita a sua identificação e contribui para deixar o produto mais atraente para o consumidor. Muitos, inclusive, olham a cor para avaliar a qualidade da sua preservação. 

Contudo, é preciso ficar atento, pois, embora a cor da graxa indique algumas informações sobre a qualidade do produto, ela é na verdade utilizada para indicar o tipo de espessante usado na composição. Dessa forma, é importante ter em mente que a cor não irá indicar a qualidade.  

Como escolher a graxa correta?

Para que os equipamentos, máquinas e ferramentas atinjam o melhor desempenho e colham os demais benefícios da lubrificação, é preciso optar pelo produto correto. Por isso, na hora de fazer a escolha é preciso levar certos aspectos em consideração. 

Dessa forma, existem dois fatores que são essenciais para escolher a graxa correta para o equipamento e o ambiente de trabalho. São eles:

  • Temperatura a que será exposta;
  • Carga aplicada sobre o rolamento;
  • Velocidade da aplicação.

Outros fatores também devem ser considerados a depender da necessidade, como a resistência à água e à corrosão. Dessa forma, podemos perceber que graxas de uso em geral, por exemplo, não devem ser utilizadas em aplicações com características especiais. 

No entanto, o ideal é contar com a ajuda de um profissional especializado, que irá te ajudar a entender qual graxa é a mais indicada para o seu maquinário. A Lumobras, além de possuir um catálogo completo de graxas para diferentes aplicações, conta com uma equipe pronta para sanar qualquer dúvida a respeito dos produtos.  Para mais informações sobre nossos produtos, não deixe de entrar em contato agora mesmo.

Confira também nossos principais produtos:

Graxa sintética;

Graxa branca;

Graxa para engrenagens;

Graxa para alta carga;

Graxa cobreada;

Graxa para alta temperatura.

Para cotação ou dúvidas: (11) 4133-4000

Qual é a sua reação?

Animado
0
Feliz
0
Apaixonado
0
Mais ou menos
0
Empolgado
0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

você pode gostar