CuriosidadesGraxas EspeciaisTodas as Categorias

Graxa azul, esta é a melhor opção para a lubrificação de rolamentos?

A graxa azul é mais uma opção de lubrificante disponível no mercado. Muito versátil e bastante utilizada, é comum que as pessoas tenham dúvidas a seu respeito e queiram mais informações antes de realizar a compra.

Afinal, são muitos os lubrificantes disponíveis e para que um maquinário ou sistema opere da melhor maneira é preciso uma lubrificação correta. 

Isso quer dizer que o lubrificante deve ser escolhido com atenção, pois só o produto correto vai garantir o melhor desempenho e os benefícios que a peça precisa.

Pensando em tudo isso, criamos este artigo para apresentar as principais informações sobre a graxa azul. Aqui você vai conhecer suas aplicações e entender melhor as vantagens do seu uso.

Então não perca mais tempo e boa leitura!

O que é graxa azul para rolamentos?

A graxa azul é um lubrificante de múltiplas aplicações na cor azul. Também costuma ser conhecida como graxa azul para rolamentos, é uma modalidade especial do produto. Além disso, é confeccionada à base de sabão lítio e óleos minerais de alto padrão, com viscosidade média. 

Para mais, também conta com aditivos escolhidos cuidadosamente, que garantem uma ótima estabilidade mecânica, proteção contra oxidação e uma resistência maior ao calor em nível moderado. 

Quais as aplicações deste tipo de lubrificante?

É normal diante de um produto ficarmos em dúvida sobre suas funções e nos perguntamos: afinal a graxa azul para o que serve? A Graxa Azul oferece aos pontos de aplicação em que é utilizada uma excelente proteção. Considerado um lubrificante de utilização universal, ela é formulada para atender rolamentos de esferas e de rolos. Por esse motivo, é recomendada em indústrias de diferentes nichos.  

Por possuir uma série de vantagens, como a resistência mecânica e a resistência à água, por exemplo, ela pode ser utilizada na lubrificação de:

  • Mancais lisos;
  • Rolamentos;
  • Partes móveis de máquinas;
  • Acoplamentos flexíveis;
  • Pequenas caixas de engrenagens. 

Em ferrovias, por exemplo, são aplicadas em mancais de vagões e locomotivas. Já na linha automotiva é recomendada para cubos de roda, eixos de cardans, articulações de chassis e juntas estriadas. E sempre estendendo a vida útil das peças e melhorando seu desempenho. 

Qual o diferencial da graxa azul?

Um dos principais diferenciais da graxa azul é sua variedade de aplicações. Como vimos no tópico anterior, a graxa é utilizada em diversos tipos de ponto de aplicação e também em diversos nichos. Isso faz dela um produto versátil, que atende bem diferentes áreas do mercado.

Além disso, ela conta com uma boa resistência à lavagem com água, uma vantagem significativa, principalmente a depender da peça onde foi aplicada e do ambiente em que ela opera. A seguir vamos entender melhor as vantagens deste produto. 

Vantagens do uso deste tipo de lubrificante?

O uso da graxa azul conta com diversas vantagens e, por isso, é um produto bastante recomendado e utilizado em diferentes aplicações. E é justamente essa, uma das suas principais vantagens como vimos anteriormente: as variadas aplicações que ela pode atender. Além disso, ela conta com uma excelente proteção contra o processo de oxidação, como já afirmado neste artigo. 

Outra vantagem que não podemos deixar de citar é a estabilidade mecânica e uma estabilidade considerável em temperaturas mais amenas. Para completar, o produto também oferece uma expressiva resistência à lavagem com água. 

É importante reforçar aqui que a graxa azul, além dos componentes básicos como o óleo e o espessante, contam também com aditivos. Tais elementos melhoram características como ação anticorrosiva. 

Além disso, vale informar que para a aplicação desse tipo de graxa em esferas e cilindros de alta e baixa rotação, é indicado o uso de uma espátula ou pincel. Isso porque ela deve ser aplicada em pequenas quantidades no ponto desejado e esperar algumas horas. Tal processo é necessário para que a graxa chegue aos locais da peça com acesso mais complicado. 

Graxa azul: ficha técnica

As especificações da graxa azul vão variar de acordo com a marca e também com os aditivos adotados em sua composição. Contudo, de maneira geral, podemos apresentar a seguinte ficha técnica:

  • Composição: base de óleos minerais de alto padrão, espessada com sabão de lítio e aditivada com elementos antiespuma, anticorrosão e antioxidação;
  • Temperatura de trabalho: pode oscilar entre – 15ºC e 120ºC;
  • Ponto de gosta: 180ºC;
  • Viscosidade: média;
  • Solubilidade: insolúvel.  

Ressaltando que essas características podem alterar de marca para marca. Em relação a graxa azul e preço, este vai depender também da quantidade, já que você pode adquirir desde sachês a barris. Também vai depender dos aditivos utilizados.  

Onde posso encontrar a graxa azul e outros lubrificantes com alto padrão de qualidade?

A graxa azul, assim como outros tipos de lubrificantes industriais, podem ser adquiridos na Lumo Bras com excelente custo benefício. A empresa atua neste mercado há 55 anos e trabalha apenas com produtos de alto padrão, procurando sempre oferecer o melhor para seus clientes. 

Além disso, conta com um atendimento especializado e totalmente preparado para sanar todas as suas dúvidas sobre os produtos antes de realizar sua compra. Assim você terá a segurança de estar adquirindo o produto correto para o seu maquinário.

Para completar, a Lumo Bras possui um catálogo completo de produtos, prontos para atender diferentes especificidades. Entre eles estão: 

Então, aproveite agora essa oportunidade de comprar excelentes produtos com ótimo custo-benefício. Fale agora com um profissional e conte com quem mais entende de lubrificantes industriais.

Para cotação ou dúvidas: (11) 4133-4000

Qual é a sua reação?

Animado
0
Feliz
0
Apaixonado
0
Mais ou menos
0
Empolgado
0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

você pode gostar