Graxas EspeciaisTodas as Categorias

Graxa cobreada: o que é e quais são as vantagens?

O maquinário industrial e a indústria mecânica precisam operar sempre com alto desempenho. Para isso, as peças precisam contar com a lubrificação correta, pois além de garantir um funcionamento mais eficiente, ela evita processos como corrosão e aumenta a vida útil dos equipamentos. Contudo, ambientes com características específicas e certas peças necessitam de um produto especial. Um exemplo é a graxa cobreada

A seguir, neste conteúdo vamos abordar informações sobre este tipo de lubrificante. Continue a leitura e descubra suas características, assim como quando ele deve ser utilizado. Confira a seguir: 

Graxa cobreada: o que é?

A graxa cobreada é um produto antiengripante com composição pastosa. Por esse motivo, também o encontramos com o nome de pasta cobreada. Uma das suas grandes vantagens em relação a outros produtos da mesma categoria, é que o cobre presente em sua composição traz resistência a altas temperaturas. Como resultado, a resistência pode chegar aos 1.100º Celsius. 

Este tipo de lubrificante é muito utilizado na montagem de parafusos ou conexões em geral. Também é uma ótima opção para a lubrificação de baterias nos contatos elétricos, uma vez que possui boas características condutoras. 

Outra vantagem da graxa cobreada é que o produto evita ferrugem e corrosão nos contatos. Isso acontece, porque ela afasta a presença de ar e também de umidade.   Contudo, não deve ser utilizada como graxas comuns em rolamentos de esferas.

Uma informação interessante sobre esta pasta, é que em Inglês ela é conhecida pelo termo Anti-Seize, ou seja anti-agarramento. Isto se deve ao fato de que uma de suas funções principais é evitar a “colagem” entre duas superfícies metálicas. 

É importante informar também que existem diversas opções de pasta, sejam elas com cobre, grafite ou bissulfeto de molibdênio. 

Para que serve?

As graxas são lubrificantes muito utilizados em indústrias e também em oficinas. Seu uso é de extrema importância, já que a falta dele pode causar danos aos equipamentos, dificultar seu funcionamento e impedir que eles atinjam seu melhor desempenho. 

A graxa cobreada, por sua vez, auxilia na redução de temperatura, evita a corrosão e os desgaste de peças, ferramentas e máquinas. Além disso, o produto também possui propriedades anti oxidação, é resistente à ação da água e conta com estabilidade de alta resistência a desmontagem. Para mais, seu uso impede o vazamento e corrosão do conjunto de fixação. 

Outro fator importante, é que a pasta cobreada pode ser aplicada no acabamento do emperramento das peças industriais. Isso porque, ela possui a ação de impedir a colagem dos mesmos, como citamos anteriormente. 

Graças a todas essas características, este é um produto fundamental e irá garantir aos equipamentos industriais um perfeito funcionamento. Além, é claro, de auxiliar na sua durabilidade. 

Aplicações da Graxa Cobreada 

Devido aos seus diversos benefícios, a graxa cobreada acaba por reduzir o custo com o maquinário. Afinal, seu uso irá diminuir a frequência em que as manutenções serão realizadas. Além disso, também irá facilitar o desmonte.

Outro aspecto que deve ser mencionado, além da sua resistência a altas temperaturas, é o fato de que o produto tem facilidade de alcançar todos os componentes da máquina. Isso inclui até mesmo aqueles que tenham acesso dificultado para outros tipos de graxa. 

Por esses motivos, a pasta cobreada é bastante indicada para uso em conexões e equipamentos que serão expostos a temperaturas extremas. Também em casos onde haja a necessidade de evitar a colagem metálica ou facilitar a desmontagem. Podemos citar como exemplo:

  •  parafusos e rodas;
  • conexões roscadas, rápidas e tipo baioneta;
  • abraçadeiras;
  • flanges;
  • roscas de parafusos ou prisioneiros;
  • buchas de desgaste em martelos hidráulicos, elétricos e pneumáticos.

Também vale a pena citar uma aplicação bastante útil que se refere à proteção de componentes elétricos. Sendo assim, é ideal para utilização em pólos das baterias e também em conexões elétricas. 

No entanto, por não se tratar exatamente de um lubrificante, a pasta cobreada não deve ser utilizada onde seja extremamente necessário reduzir a fricção entre os componentes. Um exemplo são os rolamentos de esferas, já citados, e outras engrenagens que trabalhem em alta velocidade. 

Vantagens e desvantagens da Graxa Cobreada 

Como vimos até aqui, a graxa cobreada possui uma série de características que geram uma gama de vantagens. Veja a seguir a lista com os principais benefícios  produzidos pelo uso do produto:

  • atua contra o travamento, corrosão e desgaste das peças metálicas;
  • facilita a desmontagem;
  • conta com resistência a altas temperaturas;
  • possui propriedades antioxidantes;
  • é uma ótima condutora de calor;
  • reduz atritos e ruídos;
  • evita a colagem das rocas dos prisioneiros em altas temperaturas; 
  • indicada para a proteção de componentes elétricos.

Contudo, o produto pode apresentar algumas desvantagens dependendo da situação. Algumas delas são:

  • pode danificar peças de borracha;
  • não é ideal para lubrificação, pois é uma pasta antiengripante e não um lubrificante;
  • pode afetar sistemas magnéticos e/ou elétricos, já que o cobre é um excelente condutor elétrico. 

Como podemos ver até aqui, a graxa cobreada possui diversas vantagens e sua utilização pode garantir vários benefícios. No entanto, seu uso deve ser realizado de forma adequada, seguindo as orientações do fabricante.

Está certo de que a graxa cobreada é o produto que você precisa para o seu maquinário? Então não deixe de contar com quem mais entende de lubrificantes. A Lumobras possui em seu portfólio os mais variados tipos de graxas, ideais para diferentes tipos de ambientes e especificidades.

Entrando em contato com a empresa você terá acesso a produtos com elevado nível de qualidade, além de um atendimento totalmente especializado. Assim você pode tirar todas as suas dúvidas antes de comprar o produto. Por isso, não deixe de entrar em contato para saber mais. 

Veja também: Graxa para alta temperatura: descubras as vantagens e como escolher o produto correto

Graxa cobreada: onde comprar?

Para cotação ou dúvidas: (11) 4133-4000   

Confira também nossos principais produtos:

Graxa sintética;

Graxa branca;

Graxa para engrenagens;

Graxa para alta carga;

Graxa cobreada.

Qual é a sua reação?

Animado
0
Feliz
0
Apaixonado
0
Mais ou menos
0
Empolgado
0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

você pode gostar