Todas as CategoriasVocê sabia?

O que é graxa branca e para o que serve?

Você sabe o que é graxa branca e para o que serve? Tanto o maquinário industrial, quanto na indústria mecânica é necessário que os sistemas operem com alto desempenho e alta rotação e temperatura. Para que isso ocorra, as peças de certos equipamentos precisam contar com uma lubrificação correta. 

Tal escolha é essencial, pois além de garantir um funcionamento com a melhor performance, o uso do produto traz diversos outros benefícios. Entre eles temos o combate ao processo de corrosão e o aumento da vida útil dos equipamentos. Contudo, existem diversos tipos de lubrificantes, com características específicas e a Graxa Branca é uma delas. 

Se você quer entender melhor sobre a utilização desse importante produto, chegou ao lugar certo. A seguir, abordaremos informações sobre este tipo de graxa e você vai descobrir com sua indicação, além das características. Por isso, não deixe de continuar a leitura e confira a seguir:

Entendendo os lubrificantes

Os lubrificantes industriais e mecânicos são fundamentais para evitar os desgastes dos componentes que passam por atrito constante.

Uma vez que esse tipo de processo é muito comum em máquinas e veículos, a graxa correta é extremamente necessária. Além disso, o uso do produto irá proteger as peças contra corrosão e também reduz possíveis ruídos. 

A graxa, por sua vez, é uma substância viscosa gerada a partir da combinação de óleos, aditivos e agentes engrossadores à base de bário, sódio, lítio e cálcio, além dos sabões metálicos. Consequentemente, essa mistura cria o efeito de “absorção” do contato e aumenta a aderência, propriedades que, juntas, reduzem tanto o atrito quanto o desgaste.

Com isso, existem diversas variações de graxa, com diferentes viscosidades, e feitas a partir de matérias-primas distintas e cada uma delas atende a um tipo de necessidade. Entre elas a graxa branca que vamos conhecer melhor a seguir:

Graxa branca para o que serve?

De forma geral, as graxas brancas são compostas à base de sabão lítio, óleos básicos minerais, aditivos anticorrosivos e agentes de adesividade. São conhecidas por possuírem uma alta consistência e lubricidade elevada.

Além disso, costumam oferecer um ótimo desempenho na lubrificação de peças e partes, já que contam com uma excelente aderência nas superfícies aplicadas. Como consequência,mantém a película de lubrificação por mais tempo. 

Em sua composição, ela contém aditivos especiais que garantem a ação contra oxidação natural da graxa, mantendo suas características originais por mais tempo.  

Característica da Graxa Branca

Como o próprio nome já deixa claro, a graxa branca possui uma cor diferente da que geralmente encontramos nesse produto. Além disso, ela é comercializada tanto em forma pastosa, quanto em spray.

Entre as suas principais características estão a alta consistência e lubricidade. Isso garante um excelente desempenho na lubrificação de variados tipos de peças e grande aderência em superfícies distintas.

Tais características permitem que a graxa branca possa ser utilizada em vários tipos de ambientes e finalidades. 

Uso industrial

A graxa branca pode ser utilizada em diversos sistemas na indústria automotiva. Entre as opções podemos citar a lubrificação de capôs, portas, dobradiças, interior de para-lamas, fechaduras e etc. Com isso, seu uso é adequado para motocicletas, tratores, caminhões e máquinas no geral. 

Ela também pode ser utilizada em máquinas que operam no segmento de alimentos, já que é incolor, atóxica e inodora. Graças a essas características ela garante que os processos alimentícios não sofram com contaminações durante a produção.

Esse tipo de graxa ainda apresenta resistência à água, proteção contra a umidade e a oxidação. Com isso, seu uso também pode ser adotado em veículos marítimos como barcos, jetski e equipamentos de pesca e piscinas.

Graxa Branca Molytour 

A Graxa Branca Molytour é uma excelente opção. Ela é à base de sabão de lítio, que conta com uma aditivação especial contra corrosão e oxidação. Além disso, possui uma combinação balanceada de lubrificantes sólidos brancos, que garantem um desempenho muito superior às graxas de mesma base.

A Molytour ainda conta com vantagens como:

  • Excelente aderência e capacidade de suportar cargas;
  • Estabilidade contra oxidação e endurecimento;
  • Resistente à água;
  • Períodos de relubrificação longos;
  • Aumento da segurança de funcionamento;
  • Reduz a depreciação das máquinas e instalações de produção.

Ela é indicada principalmente para a lubrificação de elementos e peças de máquinas e automóveis e em equipamentos náuticos.

Graxa branca para o que serve: como escolher a graxa correta?

Na hora de escolher a graxa correta, seja para engrenagens ou rolamentos, é preciso ficar atento a alguns aspectos e características do produto, já que cada opção atende a um tipo de necessidade. Dessa forma, existem fatores que devem ser sempre levados em consideração. Entre eles temos:

  • Temperatura de trabalho;
  • Período de troca;
  • Ambiente operacional;
  • Carga;
  • Tipo de movimento.

Também é importante verificar quais as especificações apresentadas pelo fabricante, como o óleo básico utilizado, a viscosidade e qualquer informação relevante. Além disso, é preciso não cometer o erro de levar em consideração apenas o preço do produto no momento da escolha.

O ideal é avaliar sempre o custo/benefício, já que o uso de um lubrificante de qualidade é essencial.

O produto correto irá aumentar a vida útil do equipamento e consequentemente reduzir os custos de manutenção por quebra.

Onde comprar graxa branca

Agora que você já sabe o que é graxa branca para o que serve, saiba escolher o melhor lugar para comprar lubrificantes de qualidade e procedência.

Quando falamos de lubrificantes industriais e mecânicos precisamos sempre optar por produtos de qualidade. E para garantir isso, é necessário contar com um fornecedor especializado.

A Lumobras é referência neste mercado e possui em seu catálogo diferentes tipos de lubrificantes, ideais para diferentes sistemas e especificidades.

Além disso, você contará com um atendimento personalizado, pronto para tirar todas as suas dúvidas e passar todas as informações necessárias. Dessa forma, você terá a garantia de estar adquirindo o produto certo para o seu negócio. 

Por isso, não perca mais tempo e conte agora mesmo com quem mais entende de graxas no mercado. Para mais informações entre em contato.

Graxa Branca: comprar 

Para cotação ou dúvidas: (11) 4133-4000

Qual é a sua reação?

Animado
0
Feliz
0
Apaixonado
0
Mais ou menos
0
Empolgado
0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

você pode gostar