CuriosidadesTodas as Categorias

Quais são os principais tipos de lubrificantes mais usados na indústria?

Óleos lubrificantes são usados para várias finalidades, sendo que cada um é destinado para uma determinada função. Mas você sabe quais são os lubrificantes mais usados, bem como as suas respectivas funcionalidades? É sobre isso que iremos falar no decorrer deste artigo.

Para uma manutenção adequada, é essencial que você conheça os lubrificantes mais usados. Afinal de contas, essa é a melhor maneira de escolher o melhor tipo para cada situação. Então, para saber mais sobre esse assunto, é só continuar nesse artigo.

O que são lubrificantes industriais?

Os lubrificantes industriais são uma das formas de minimizar o atrito entre duas superfícies. O atrito tende a causar danos e desgaste, o que acaba por reduzir a vida útil de uma peça. Então, a fim de aplacar esses problemas que existem os lubrificantes.

Mas o que exatamente eles são? Há vários tipos de óleo lubrificante, mas, no geral, eles nada mais são que uma substância que, por característica, tende a formar uma película protetora entre duas superfícies. Dessa forma, reduz o impacto e atrito entre ambas.

Quais as funções dos lubrificantes mais usados?

Como ele cria uma película protetora, uma de suas funções é minimizar o atrito entre duas superfícies. No entanto, ele também serve para vedar e passar força para várias partes de móveis de uma engrenagem. Fora isso, outras funções associadas aos lubrificantes, são: 

  • Regular a refrigeração;
  • Limpar engrenagens;
  • Reduzir ruídos;
  • Minimizar vibrações;
  • Prevenir corrosão;
  • Evitar oxidação.

Principais tipos de lubrificantes mais usados na indústria

Existem vários lubrificantes no mercado atual, onde cada um possui a sua função. E é por essa razão que você deve se preocupar em conhecer todos os tipos e optar por aquele que mais se encaixa com a sua necessidade. Dentre os lubrificantes, podemos citar:

Lubrificantes mais usados

Contudo, se você quer saber quais os lubrificantes mais usados na indústria, é só conferir os próximos parágrafos que fizemos uma seleção dos principais.

A Graxa de lítio está entre os lubrificantes mais usados da indústria

A graxa de lítio é feita a partir do sabão lítio. Trata-se de uma graxa macia, semelhante à de cálcio. Ele possui elementos de mais qualidade e uma ação prolongada.

Graxa azul

Quer um lubrificante com várias aplicações, mas na coloração azul? Então a graxa azul é uma ótima opção. Ela é muito usada para rolamentos, e é feita à base de sabão lítio e óleos minerais de alto padrão.

Graxa verde

Por possuir uma grande resistência à água, a graxa verde é muito utilizada como um lubrificante de bicicleta. Além disso, ela suporta temperaturas de até 150°C.

Graxa vermelha

Feita à base de sabão de lítio, a graxa vermelha é uma ótima opção para quem preza pela resistência a altas temperaturas. Portanto, são boas alternativas para coibir o surgimento de problemas em sistemas industriais e mecânicos.

Graxa sintética

A graxa sintética é feita através de óleos sintéticos, como o nome sugere. Ademais, o seu uso é de larga escala dentro dos segmentos da indústria.

Graxa para engrenagens

Como o próprio nome sugere, a graxa para engrenagens serve para manter o funcionamento do maquinário industrial. E é por esse motivo que ela é indispensável.

Graxa branca

Feita à base de sabão lítio, óleos básicos minerais e aditivos anticorrosivos, a graxa branca é um lubrificante que detém alta consistência. Além disso, possuem ótimo desempenho na lubrificação de peças à parte.

Graxa de silicone

A graxa de silicone é impermeável, grande fluidez e possui uma boa resistência à temperaturas. Ademais, esse lubrificante oferece vedação e isolamento para aplicações elétricas, militares, marítimas e outras.

Graxa grafitada

A graxa grafitada possui, em sua composição, finas partículas de grafite. Devido a isso, ela pode suportar temperaturas de até 340°C. No entanto, a graxa grafitada é um lubrificante de emergência.

Graxa bissulfeto de molibdênio

Esse é um tipo especial de alto desempenho. A graxa bissulfeto de molibdênio é uma alternativa para aumentar a produtividade dos sistemas e um ganho de vida útil aos componentes no maquinário, por exemplo.

Graxa cobreada

A graxa cobreada pode resistir até 1.100°C e, por isso, ela é usada em baterias, nos contatos elétricos. Afinal de contas, possui boas características condutoras.

Graxa alimentícia

A graxa alimentícia é uma das mais exigentes, haja vista que ela não deve levar nenhum tipo de contaminação aos alimentos, bebidas e até medicamentos.

Graxa de alta rotação

O objetivo da graxa de alta rotação é garantir alto grau de desempenho e produtividade, além de reduzir o desgaste das peças.

Graxa para rolamentos

A graxa para rolamentos é mais pastosa, uma vez que ela é composta por óleo, aditivos e agentes espessantes. Além disso, ela pode ser à base de alumínio, cálcio, sódio, lítio e bário.

Vantagens dos lubrificantes mais usados e suas aplicações

Os lubrificantes possuem um papel muito importante em relação a manutenção. Afinal de contas, eles protegem e aumentam a vida útil dos equipamentos e máquinas. Além disso, tanto os óleos quanto as graxas são capazes de minimizar ou evitar danos ocasionados pela temperatura, vibração, corrosão, oxidação e atritos.

Ademais, como o setor de manutenção é o principal responsável por garantir com que os equipamentos continuem funcionando, a lubrificação é um dos pilares para garantir a qualidade total. Logo, a sua aplicação se torna obrigatória.

Linha de lubrificantes mais usados Lumobras

Como você pôde perceber, há vários tipos de lubrificantes, sendo que cada um é indicado para uma coisa. Por isso, é de suma importância que você procure por uma empresa de confiança, e é por isso que não podemos deixar de citar a Lumobras.

A Lumobras é referência em lubrificantes de todos os tipos, já que atua no mercado brasileiro de lubrificantes industriais há mais de 55 anos.

Fora isso, só trabalhamos com produtos de extrema qualidade e originais.A Lumobras ainda conta com distribuidores e revendas localizadas nos principais estados, além de atender em todo território nacional. Portanto, não perca tempo e fale agora com um profissional.

Para cotação ou dúvidas: (11) 4133-4000

O que são lubrificantes industriais?

Os lubrificantes industriais são uma das formas de minimizar o atrito entre duas superfícies. O atrito tende a causar danos e desgaste, o que acaba por reduzir a vida útil de uma peça. Então, a fim de aplacar esses problemas que existem os lubrificantes.
Mas o que exatamente eles são? Há vários tipos de óleo lubrificante, mas, no geral, eles nada mais são que uma substância que, por característica, tende a formar uma película protetora entre duas superfícies. Dessa forma, reduz o impacto e atrito entre ambas.

Quais as funções dos lubrificantes mais usados?

Como ele cria uma película protetora, uma de suas funções é minimizar o atrito entre duas superfícies. No entanto, ele também serve para vedar e passar força para várias partes de móveis de uma engrenagem.

Qual é a sua reação?

Animado
0
Feliz
0
Apaixonado
0
Mais ou menos
0
Empolgado
0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

você pode gostar