Quais são os principais tipos de lubrificantes mais usados na indústria?
Óleos lubrificantes são usados para várias finalidades, sendo que cada um é destinado para uma determinada função. Mas você sabe quais são os lubrificantes mais usados, bem como as suas respectivas funcionalidades? É sobre isso que iremos falar no decorrer deste artigo.
Para uma manutenção adequada, é essencial que você conheça os lubrificantes mais usados. Afinal de contas, essa é a melhor maneira de escolher o melhor tipo para cada situação. Então, para saber mais sobre esse assunto, é só continuar nesse artigo.
O que são lubrificantes industriais?
Os lubrificantes industriais são uma das formas de minimizar o atrito entre duas superfícies. O atrito tende a causar danos e desgaste, o que acaba por reduzir a vida útil de uma peça. Então, a fim de aplacar esses problemas que existem os lubrificantes.
Mas o que exatamente eles são? Há vários tipos de óleo lubrificante, mas, no geral, eles nada mais são que uma substância que, por característica, tende a formar uma película protetora entre duas superfícies. Dessa forma, reduz o impacto e atrito entre ambas.
Quais as funções dos lubrificantes mais usados?
Como ele cria uma película protetora, uma de suas funções é minimizar o atrito entre duas superfícies. No entanto, ele também serve para vedar e passar força para várias partes de móveis de uma engrenagem. Fora isso, outras funções associadas aos lubrificantes, são:
- Regular a refrigeração;
- Limpar engrenagens;
- Reduzir ruídos;
- Minimizar vibrações;
- Prevenir corrosão;
- Evitar oxidação.
Principais tipos de lubrificantes mais usados na indústria
Existem vários lubrificantes no mercado atual, onde cada um possui a sua função. E é por essa razão que você deve se preocupar em conhecer todos os tipos e optar por aquele que mais se encaixa com a sua necessidade. Dentre os lubrificantes, podemos citar:
Lubrificantes mais usados
- Graxa alta temperatura;
- Lubrificantes de alta carga;
- Lubrificantes para engrenagens;
- Lubrificante de corrente;
- lubrificação industrial;
- Desengraxantes industriais.
Contudo, se você quer saber quais os lubrificantes mais usados na indústria, é só conferir os próximos parágrafos que fizemos uma seleção dos principais.
A Graxa de lítio está entre os lubrificantes mais usados da indústria
A graxa de lítio é feita a partir do sabão lítio. Trata-se de uma graxa macia, semelhante à de cálcio. Ele possui elementos de mais qualidade e uma ação prolongada.
Graxa azul
Quer um lubrificante com várias aplicações, mas na coloração azul? Então a graxa azul é uma ótima opção. Ela é muito usada para rolamentos, e é feita à base de sabão lítio e óleos minerais de alto padrão.
Graxa verde
Por possuir uma grande resistência à água, a graxa verde é muito utilizada como um lubrificante de bicicleta. Além disso, ela suporta temperaturas de até 150°C.
Graxa vermelha
Feita à base de sabão de lítio, a graxa vermelha é uma ótima opção para quem preza pela resistência a altas temperaturas. Portanto, são boas alternativas para coibir o surgimento de problemas em sistemas industriais e mecânicos.
Graxa sintética
A graxa sintética é feita através de óleos sintéticos, como o nome sugere. Ademais, o seu uso é de larga escala dentro dos segmentos da indústria.
Graxa para engrenagens
Como o próprio nome sugere, a graxa para engrenagens serve para manter o funcionamento do maquinário industrial. E é por esse motivo que ela é indispensável.
Graxa branca
Feita à base de sabão lítio, óleos básicos minerais e aditivos anticorrosivos, a graxa branca é um lubrificante que detém alta consistência. Além disso, possuem ótimo desempenho na lubrificação de peças à parte.
Graxa de silicone
A graxa de silicone é impermeável, grande fluidez e possui uma boa resistência à temperaturas. Ademais, esse lubrificante oferece vedação e isolamento para aplicações elétricas, militares, marítimas e outras.
Graxa grafitada
A graxa grafitada possui, em sua composição, finas partículas de grafite. Devido a isso, ela pode suportar temperaturas de até 340°C. No entanto, a graxa grafitada é um lubrificante de emergência.
Graxa bissulfeto de molibdênio
Esse é um tipo especial de alto desempenho. A graxa bissulfeto de molibdênio é uma alternativa para aumentar a produtividade dos sistemas e um ganho de vida útil aos componentes no maquinário, por exemplo.
Graxa cobreada
A graxa cobreada pode resistir até 1.100°C e, por isso, ela é usada em baterias, nos contatos elétricos. Afinal de contas, possui boas características condutoras.
Graxa alimentícia
A graxa alimentícia é uma das mais exigentes, haja vista que ela não deve levar nenhum tipo de contaminação aos alimentos, bebidas e até medicamentos.
Graxa de alta rotação
O objetivo da graxa de alta rotação é garantir alto grau de desempenho e produtividade, além de reduzir o desgaste das peças.
Graxa para rolamentos
A graxa para rolamentos é mais pastosa, uma vez que ela é composta por óleo, aditivos e agentes espessantes. Além disso, ela pode ser à base de alumínio, cálcio, sódio, lítio e bário.
Vantagens dos lubrificantes mais usados e suas aplicações
Os lubrificantes possuem um papel muito importante em relação a manutenção. Afinal de contas, eles protegem e aumentam a vida útil dos equipamentos e máquinas. Além disso, tanto os óleos quanto as graxas são capazes de minimizar ou evitar danos ocasionados pela temperatura, vibração, corrosão, oxidação e atritos.
Ademais, como o setor de manutenção é o principal responsável por garantir com que os equipamentos continuem funcionando, a lubrificação é um dos pilares para garantir a qualidade total. Logo, a sua aplicação se torna obrigatória.
Linha de lubrificantes mais usados DML Lubrificantes
Como você pôde perceber, há vários tipos de lubrificantes, sendo que cada um é indicado para uma coisa. Por isso, é de suma importância que você procure por uma empresa de confiança, e é por isso que não podemos deixar de citar a DML Lubrificantes.
A DML Lubrificantes é referência em lubrificantes de todos os tipos, já que atua no mercado brasileiro de lubrificantes industriais há mais de 55 anos.
Fora isso, só trabalhamos com produtos de extrema qualidade e originais. A DML Lubrificantes ainda conta com distribuidores e revendas localizadas nos principais estados, além de atender em todo território nacional. Portanto, não perca tempo e fale agora com um profissional.
Para cotação ou dúvidas: (11) 4133-4000
comercial@lumobras.com.br
Os lubrificantes industriais são uma das formas de minimizar o atrito entre duas superfícies. O atrito tende a causar danos e desgaste, o que acaba por reduzir a vida útil de uma peça. Então, a fim de aplacar esses problemas que existem os lubrificantes.
Mas o que exatamente eles são? Há vários tipos de óleo lubrificante, mas, no geral, eles nada mais são que uma substância que, por característica, tende a formar uma película protetora entre duas superfícies. Dessa forma, reduz o impacto e atrito entre ambas.
Como ele cria uma película protetora, uma de suas funções é minimizar o atrito entre duas superfícies. No entanto, ele também serve para vedar e passar força para várias partes de móveis de uma engrenagem.