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Óleo de transmissão: tipos disponíveis e qual sua principal função

O sistema que envolve a substituição das marchas de um veículo conta com um contato constante de metal com metal. Conforme o tempo passa, o calor e o desgaste vão aparecendo. Por isso, é fundamental fazer uso do óleo de transmissão.

O que é o óleo de transmissão?

Mais conhecida como câmbio do carro, o óleo de transmissão é um recurso que tem o poder de fazer com que as partes móveis do sistema fiquem protegidas. 

Com isso, o atrito e o calor que são características presentes durante a transmissão serão reduzidos, fazendo com que essa parte do carro fique protegida.

Para o que servem os óleos de transmissão?

Quando se usa o óleo de transmissão, ele tem o poder de evitar que o sistema apresente problemas como a corrosão, abrasão e o desgaste dos componentes que o integram e que são fundamentais para o bom funcionamento do sistema de transmissão.

Sem contar que o uso do óleo de transmissão ainda serve para que a deterioração do sistema não ocorra, fazendo com que o seu carro não perca desempenho e nem tenha que ser levado ao mecânico para ter o problema resolvido.

Diferentemente do que muitos pensam, o óleo de engrenagem não é a mesma coisa que o óleo de motor, porque o óleo de engrenagem tem como foco o emprego em engrenagens e não é essa a função do óleo de transmissão.

Quais as vantagens deste tipo de lubrificante?

Esse tipo de lubrificante deve ser trocado dentro do prazo de validade, pois isso vai garantir que o sistema de transmissão do seu carro não sofra com nenhum tipo de dano, bem como outros sistemas que contem com engrenagens para funcionar, além disto pode ser usado em toldos para janelas.

Além disso, o emprego do óleo ainda faz com que o dono do veículo não tenha que gastar de forma substancial para fazer a troca ou reparar problemas que podem surgir na transmissão do carro.

Tipos disponíveis no mercado

Entre as opções do lubrificante que estão disponíveis no mercado está o óleo que deve ser aplicado na transmissão manual. Neste caso, é fundamental o bom funcionamento durante as paradas e a troca de marcas.

As marcas mais antigas, faziam uso do óleo para 4 marchas do tipo SAE, mas os carros mais modernos podem ter até 6 marchas e isso indica que eles devem usar os óleos sintéticos SAE 75w90 ou algum que tenha a viscosidade parecida.

Neste caso, os fabricantes não costumam trazer informações sobre quando a substituição deve ser feita, mas o ideal é que a modificação aconteça a cada 50 mil km.

O óleo de transmissão automática convencional é mais um que deve ser usado, porém em transmissões modernas que podem ter até 9 marchas. O óleo para transmissão automática deve ser substituído também a cada 50 mil km rodados e a opção de lubrificante deve ser o que o fabricante do veículo recomenda.

O uso dele faz com o que o veículo permaneça confortável e seguro, sempre com um motor com maior durabilidade assim como os componentes da transmissão.

Tem ainda o óleo que é usado para a transmissão automatizada. Neste caso, o óleo é o mesmo da transmissão manual, mas há uma outra opção de lubrificante que deve ser usado no sistema eletromecânico, pois ali há um reservatório pequeno. Com a manutenção adequada, o consumo de combustível é o mesmo, mas aumenta o conforto.

Outro tipo disponível no mercado é a transmissão automatizada de dupla embreagem. Os resultados que esse equipamento traz é muito melhor quando comparado aos demais, porque o sistema é bem rápido e livre dos trancos. Os lubrificantes que são usados devem ser sempre os sintéticos e trocados a cada 50 mil km.

Qual a função do óleo de transmissão?

Como já mencionamos, a função principal do óleo de transmissão é atuar como um protetor do protetor, evitando assim que o contato ferro com ferro cause desgaste, corrosão e outros danos ao veículo.

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