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Óleo de transmissão: tipos disponíveis e qual sua principal função

O sistema que envolve a substituição das marchas de um veículo conta com um contato constante de metal com metal. Conforme o tempo passa, o calor e o desgaste vão aparecendo. Por isso, é fundamental fazer uso do óleo de transmissão.

O que é o óleo de transmissão?

Mais conhecida como câmbio do carro, o óleo de transmissão é um recurso que tem o poder de fazer com que as partes móveis do sistema fiquem protegidas. 

Com isso, o atrito e o calor que são características presentes durante a transmissão serão reduzidos, fazendo com que essa parte do carro fique protegida.

Para o que servem os óleos de transmissão?

Quando se usa o óleo de transmissão, ele tem o poder de evitar que o sistema apresente problemas como a corrosão, abrasão e o desgaste dos componentes que o integram e que são fundamentais para o bom funcionamento do sistema de transmissão.

Sem contar que o uso do óleo de transmissão ainda serve para que a deterioração do sistema não ocorra, fazendo com que o seu carro não perca desempenho e nem tenha que ser levado ao mecânico para ter o problema resolvido.

Diferentemente do que muitos pensam, o óleo de engrenagem não é a mesma coisa que o óleo de motor, porque o óleo de engrenagem tem como foco o emprego em engrenagens e não é essa a função do óleo de transmissão.

Quais as vantagens deste tipo de lubrificante?

Esse tipo de lubrificante deve ser trocado dentro do prazo de validade, pois isso vai garantir que o sistema de transmissão do seu carro não sofra com nenhum tipo de dano, bem como outros sistemas que contem com engrenagens para funcionar.

Além disso, o emprego do óleo ainda faz com que o dono do veículo não tenha que gastar de forma substancial para fazer a troca ou reparar problemas que podem surgir na transmissão do carro.

Tipos disponíveis no mercado

Entre as opções do lubrificante que estão disponíveis no mercado está o óleo que deve ser aplicado na transmissão manual. Neste caso, é fundamental o bom funcionamento durante as paradas e a troca de marcas.

As marcas mais antigas, faziam uso do óleo para 4 marchas do tipo SAE, mas os carros mais modernos podem ter até 6 marchas e isso indica que eles devem usar os óleos sintéticos SAE 75w90 ou algum que tenha a viscosidade parecida.

Neste caso, os fabricantes não costumam trazer informações sobre quando a substituição deve ser feita, mas o ideal é que a modificação aconteça a cada 50 mil km.

O óleo de transmissão automática convencional é mais um que deve ser usado, porém em transmissões modernas que podem ter até 9 marchas. O óleo para transmissão automática deve ser substituído também a cada 50 mil km rodados e a opção de lubrificante deve ser o que o fabricante do veículo recomenda.

O uso dele faz com o que o veículo permaneça confortável e seguro, sempre com um motor com maior durabilidade assim como os componentes da transmissão.

Tem ainda o óleo que é usado para a transmissão automatizada. Neste caso, o óleo é o mesmo da transmissão manual, mas há uma outra opção de lubrificante que deve ser usado no sistema eletromecânico, pois ali há um reservatório pequeno. Com a manutenção adequada, o consumo de combustível é o mesmo, mas aumenta o conforto.

Outro tipo disponível no mercado é a transmissão automatizada de dupla embreagem. Os resultados que esse equipamento traz é muito melhor quando comparado aos demais, porque o sistema é bem rápido e livre dos trancos. Os lubrificantes que são usados devem ser sempre os sintéticos e trocados a cada 50 mil km.

Qual a função do óleo de transmissão?

Como já mencionamos, a função principal do óleo de transmissão é atuar como um protetor do protetor, evitando assim que o contato ferro com ferro cause desgaste, corrosão e outros danos ao veículo.

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