Fluido de freios: o que é e porque ele é tão importante?
Quem tem um carro precisa estar atento a diversos fatores, pois eles são responsáveis por fazer com que o automóvel funcione e tenha uma vida longa. Por isso, neste conteúdo, vamos falar sobre o fluido de freios.
Nos tópicos abaixo, abordaremos alguns aspectos como: o que é o fluido de freio, qual fluido de freio usar na moto, para que serve o fluido de freio, entre outros.
O que é fluido de freios?
Para começar a falar sobre o que é fluido de freios, vamos te explicar o que é fluido de freios. Ele nada mais é do que um líquido que tem como função conduzir a pressão que se estabelece a partir do momento que o motorista pisa nos freios para os discos.
Assim, é possível dizer que o fluido de freios é um elemento fundamental tanto para a manutenção da estabilidade como da segurança, pois sem ele, o carro vau apresentar dificuldades de frenagem.
Para que serve o fluido de freios?
Além de saber o que é, é importante entender para que serve fluido de freio. O uso desse líquido é o que vai garantir que o sistema de freios do seu carro tenha um funcionamento tão eficiente quanto seguro, afinal essa parte é muito importante em um carro e merece uma atenção maior.
Ao frear, é fundamental que a pressão exigida pelo pé no pedal até chegar nas rodas transite sem qualquer tipo de interferência. Isso só será possível, a partir do uso do fluido de freios, pois ele vai garantir que esse sistema funcione corretamente.
Quando devo trocar o fluido de freios?
Assim como diversos produtos, o fluido de freios também tem prazo de validade. De nada adianta saber qual fluido de freio usar na moto se ele já está fora do prazo. Sendo assim, é fundamental que a substituição aconteça sempre a cada 20 mil quilômetros rodados ou a cada dois anos.
No entanto, a orientação é que o motorista permaneça atento e observe o fluido de freios a cada 10 mil km ou 12 meses.
Como verificar o nível de fluido?
Para verificar o nível do fluido de freios, o indicado é que o proprietário do automóvel procure uma oficina mecânica, pois essa ação exige conhecimento técnico. Durante a verificação, o profissional irá observar se o reservatório possui ainda sujeira.
Caberá a ele ainda observar se o fluido tem uma tonalidade escura e avaliar se o líquido ainda possui um arco de partículas na cor preta. Caso tenha, a substituição deve ser feita imediatamente. Caso contrário, pode continuar utilizando o que já foi colocado.
Estar sempre atento ao nível é muito importante, pois a ausência dele pode resultar em problemas quando for necessário frear. Por isso, se ele estiver baixo, jamais use água para completar, pois a água é classificada como uma vilã neste caso.
Qual fluido devo utilizar?
Para saber qual fluido de freio usar na moto, a recomendação é observar qual é a indicação do manual do veículo, pois nele estará definido o líquido que vai atender todas as necessidades do sistema.
Outra recomendação é sempre preferir produtos que sejam de fabricantes que possuem certo renome no mercado como forma de garantir a qualidade do produto. No mercado, você vai encontrar algumas opções que são classificadas como:
- DOT 3;
- DOT 4;
- DOT 5;
- DOT 5.1A.
O que difere os fluidos de freio é o ponto de ebulição de cada um deles. Apesar de saber para que serve fluido de freio, o dono do veículo não deve fazer a troca sozinho, mas sim contar com a ajuda de um especialista, pois ele tem conhecimento para saber qual é a melhor opção para o carro, quanto deve ser usado e quais cuidados devem ser tomados para o bom funcionamento do veículo.
Onde encontrar os melhores tipos de óleos e graxas disponíveis do mercado?
Depois de saber mais sobre o fluido de freios, certamente você deve estar procurando quem tem os melhores tipos de óleos e graxas que estão disponíveis no mercado, fale agora mesmo com um profissional e sabe tudo sobre: